Taboa - Typha domingensis

A taboa (Typha domingensis) é uma herbácea hidrófita da familia Typhaceae, também conhecida como tabua, morrão-dos-fogueteiros, tabua-larga, bucha, bunho, capim-de-esteira, erva-de-esteira, espadana, landim, paina, paina-de-flecha, paineira-de-flecha, paineira-do-brejo, paneira-de-brejo, paneira-do-brejo, partasana, pau-de-lagoa, pau-mole, tabebuia, taboinha, tabu, tabuca, tabuba, tifa e totora.

upload.wikimedia.org_wikipedia_commons_thumb_c_c7_typha_domingensis_habitus_campodecalatrava.jpg_180px-typha_domingensis_habitus_campodecalatrava.jpg

Características

É uma planta perene e herbácea, com cerca de 2,5 metros de altura, que, na época de reprodução, apresenta espigas marrons contendo milhões de sementes que se espalham com o vento. A espécie tem distribuição natural muito alargada, subcosmopolita, ocorrendo nas regiões temperadas, subtropicais e tropicais de ambos os hemisférios, sendo, por vezes, a espécie dominante em várzeas pantanosas e outras áreas húmidas e subdominante associada em mangais. As folhas igualam ou excedem a altura das espigas, com a parte superior da bainha prolongando-se sobre a lâmina. São assimétricas, com a epiderme ventral com grande quantidade de glândulas mucilaginosas de coloração escura, dispostas longitudinalmente em direção à base da lâmina. Lâmina com 1,5 metro de comprimento e de 8 a 13 milímetros de largura, com a face inferior convexa nas proximidades da bainha e plano na parte mais próxima do ápice agudo em que termina a folha. A inflorescência é castanho clara a acinzentada, com uma ou mais brácteas foliáceas caducas. As flores em espigas masculinas, com até 40 centímetros de comprimento e 15 milímetros de largura, separadas das femininas por 0,6-5 centímetro. As bractéolas das flores masculinas são filiformes, espatulada, simples a ramificadas, com incisões de segmentos largos, com pontos acinzentados no ápice, 2-4 mm de comprimento, 2-4 estames, total ou parcialmente soldados, filamentosos, 1-2,5 milímetros de comprimento; anteras de 2-3 milímetros de comprimento e 0,15-0,20 de largura. O pólen ocorre em mónadas. As espigas femininas de 50 centímetros de comprimento e 2 de diâmetro, flores femininas com bractéolas longas e delgadas, mais compridas que os pelos do ginóforo, com coloração acinzentada clara no ápice, de 3 a 5 milímetros de comprimento. Os pelos do ginóforo coloridos na sua ponta e mais curtos que os estigmas, ovário fusiforme, estilo de 1 a 2 mm de comprimento, estigma comprido e delgado, 0,5-1,5 milímetros de comprimento. O seu Fruto é fusiforme, de 1-2 milímetros de comprimento, e monospérmico.

Época de florada e frutificação

Primavera e verão.

Cultivo

Por sementes. Altamente adaptável, encontra-se espalhada por todo o mundo, e em algumas partes é uma espécie invasora considerada uma praga.

Aves atraídas pela planta

Ocorrência

Natural da AMérica do Sul, inclusive Brasil.

Referências

https://pt.wikipedia.org/wiki/Typha_domingensis